Notícias

22.11.2018
Cultura

Você sabia que o Dia de Ação de Graças foi instituído por Lei no Brasil?

Dia de Ação de Graças

O “Dia de Ação de Graças” ou “Thanksgiving” como é originalmente chamado nos Estados Unidos, tem origem no século XVII. A data é, sobretudo, um dia separado para demonstrar gratidão pelos bons acontecimentos ao longo do ano e uma oportunidade de demonstrar afeto pelos amigos e familiares. A celebração conta com missas, orações, reunião familiar e muita comida.

No Brasil, apesar da data não ser feriado, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído pela Lei nº 781, no governo de Eurico Gaspar Dutra. Em 1965, um decreto regulamentou as comemorações, e no ano seguinte, decidiu-se que a data fosse celebrada na 4ª quinta-feira de novembro (mesmo dia que nos Estados Unidos).

História

De acordo com documentos antigos, em 1621, com o intuito de comemorar a boa colheita de milho após um rigoroso inverno na cidade de Plymouth (atual Massachusetts, EUA), o governador da vila organizou uma festa para agradecer a Deus pela fartura. Na ocasião, os peregrinos ingleses dividiram com os nativos da região os alimentos assados e cozidos, produzidos a base de milho. Afinal, foram os índios quem os ensinaram a plantar e caçar. Anos depois, em 1863, por um decreto do então presidente Abraham Lincoln, a data se tornou feriado nacional.

 

No Brasil

Há em Recife-PE, um Comitê Brasileiro de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG), movimento sociocultural, apolítico, sem fins lucrativos e sem distinção de credo, cujo o único propósito é resgatar a celebração da data com o desejo de estimular o sentimento de gratidão. O comitê disponibiliza mais informações no site www.acaodegracas.com.br .

Aproveite para incorporar essa comemoração ao seu calendário, demonstre gratidão pelas coisas boas da vida, reúna familiares e amigos, faça caridade. Vamos espalhar o bem.