Notícias

04.09.2018
Patrimônio histórico

Você já visitou o Monumento à Independência?

Localizado no bairro do Ipiranga, mais precisamente às margens do Riacho do Ipiranga, região histórica onde D. Pedro I proclamou a emancipação do Brasil de Portugal, o Monumento à Independência do Brasil é um conjunto escultórico feito em granito e bronze, inaugurado em 7 de setembro de 1922 como parte das comemorações do centenário da independência brasileira. Nos anos seguintes à inauguração, a obra ganhou o acréscimo de painéis vinculados a episódios marcantes na história de nossa República, como a Inconfidência Mineira e a Revolução Pernambucana, tendo sido finalizada apenas em 1926.

A obra que foi idealizada e executada pelos italianos Ettore Ximenes e Manfredo Manfredi, é parte integrante do conjunto urbanístico do Parque da Independência, que conta também com o Museu do Ipiranga e a Casa do Grito. Em 1953, foi construída no interior do monumento uma cripta para abrigar os restos mortais de Dom Pedro I e suas duas esposas, as Imperatrizes D. Leopoldina de Habsburgo e D. Amélia de Leuchtenberg. O local foi nomeado como Capela Imperial.

Com uma área de 160 mil m², o Parque da Independência é um destino quase obrigatório para quem quer revisitar a história do Brasil. Aberto ao público de Segunda a Domingo, das 5h às 20h, o Parque fica localizado na Avenida Nazaré s/n, no bairro do Ipiranga.