As Notícias do Brasil
Publicado em 02/12/2015, às 16:55
Fonte:

Site indica local mais próximo para descarte de recicláveis

Em alguns lugares, é possível encontrar cestos coloridos para coleta seletiva de material reciclável.  No entanto, quando o lixo seco chega às cooperativas, ele já está todo misturado. A discriminação por tipo de material foi uma iniciativa importada de países desenvolvidos, onde ocorre a coleta de cada tipo de lixo ocorre em dias distintos.

Outra questão relacionada ao descarte de recicláveis aponta para a necessidade de lavar as embalagens antes de dispensá-las, o que é desmistificado pelo diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais ­­– Abrelpe, Carlos Silva Filho: “Em qualquer processo de reciclagem, o resíduo será submetido a um processo de higienização. Não há necessidade de uma lavagem aprofundada do material”.

Em uma iniciativa para destinar os materiais com potencial reciclável para o descarte correto, a Tetra Pak – empresa que fornece embalagens longa vida, aquelas compostas por três subsídios distintos a fim de preservar o produto por mais tempo – criou o site Rota da Reciclagem. Nele, você digita seu endereço e encontra referências sobre a cooperativa, ponto de entrega voluntária ou comércio de recicláveis mais próximo.

Com mais informações a respeito, fica mais fácil praticar a consciência ambiental de gestão de resíduos, uma iniciativa cidadã, que reflete no âmbito social.

 

Por Jessica Albuquerque para a EAB