Notícias

01.08.2018
Educação

Seis das 10 melhores universidades da América Latina estão no Brasil, segundo revista britânica

Detentor das duas primeiras posições (assim como em 2017), o Brasil se destacou novamente no ranking das Universidades da América Latina da Times Higher Education 2018. Entre as dez instituições mais bem avaliadas, o Brasil esteve representado em seis posições, com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP) em primeiro e segundo lugar respectivamente, além de Unifesp (4º), PUC-Rio (7º), UFMG (9º) e UFRGS (10º).

A publicação da revista britânica analisou aspectos das instituições em cinco áreas diferentes: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento). Em 2018, o ranking contou com um universo de 129 universidades, abrangendo 10 nações da América Latina e do Caribe.

No total, o Brasil teve 43 instituições listadas no ranking e foi a nação mais representadas, seguido por Chile, com 26 universidades e México com 22.