Notícias

14.01.2019
Sustentabilidade

Segundo agência internacional, Brasil tem a matriz energética menos poluente do mundo

De acordo a Agência Internacional de Energia (AIE), entre os grandes consumidores globais de energia, o Brasil é o país que apresenta a matriz energética menos poluente do mundo e com maior participação de combustíveis renováveis. Segundo a Agência, que é ligada à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), até 2023 o Brasil deverá somar quase 45% de fontes renováveis na matriz energética, direcionado principalmente para as áreas de transportes e industrial.

- O Brasil é a estrela ascendente no uso sustentável da energia. A enorme parcela de renováveis na matriz energética brasileira é uma fonte de inspiração para muitos países em todo o mundo - disse o diretor-executivo da AIE, Fatih Birol, durante o lançamento do Relatório sobre o Mercado de Energias Renováveis da AIE.

O relatório traz estimativas para os próximos cinco anos, levando em conta o período de 2018 a 2023. Os ministérios das Relações Exteriores e de Minas e Energia comemoraram o fato de, pela primeira vez, o documento trazer, com ênfase, a expressão 'bioenergia moderna'.