As Notícias do Brasil
Publicado em 22/12/2015, às 11:43
Fonte:

Saiba quais praias estão impróprias para banho no litoral paulista

O mar dos quinze municípios litorâneos do estado de São Paulo é avaliado semanalmente pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão que mensura a presença de bactérias fecais e a qualidade da água.

Os critérios aplicados indicam os fatores que condicionam a presença de esgotos nas praias – de córregos presentes na beira do mar a questões decorrentes da fisiologia daquele litoral. A soma de todas análises gera aprovação ou rejeição no termo balneabilidade – expresso nas bandeiras verdes ou vermelhas fincadas na areia.

Os municípios avaliados são: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, São Vicente, Santos, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida. Caso você vá visitar algum deles neste verão, acesse o site http://praias.cetesb.sp.gov.br/mapa-da-qualidade/ e verifique se o caldo daquelas ondas pode ser nocivo ou não a saúde.

E fique atento: o contato com água do mar imprópria para banho pode gerar sintomas como enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre, além de infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta. Em locais muito contaminados. os banhistas podem estar expostos a doenças mais graves, como disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide.

Por Jessica Albuquerque para a EAB