Notícias

16.08.2018
Conquistas

Quatro cidades brasileiras receberam da OMS o certificado de Comunidades Amigáveis à pessoa idosa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu quatro cidades brasileiras na rede global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas. Em junho deste ano, Pato Branco (PR) e Esteio (RS) foram os últimos agraciados com essa qualificação. Anteriormente, as cidades de Porto Alegre e Veranópolis (RS) já haviam recebido.

Para ser membro dessa Rede Mundial das Cidades Amiga das Pessoas Idosas, inicialmente é necessário que as autoridades políticas locais firmem um compromisso para desenvolver um plano de ação voltado à adaptação da cidade para as necessidades das pessoas idosas, tendo como referência o Guia Global da OMS.

Mais de 600 cidades e comunidades em 37 países fazem parte da rede global e já estão trabalhando para melhorar seus ambientes físicos e sociais, facilitando um ambiente que permita o envelhecimento saudável. De acordo com o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2016, 14,4% da população brasileira têm 60 anos ou mais, correspondendo a quase 30 milhões de pessoas.