As Notícias do Brasil
Publicado em 20/08/2014, às 17:45
Fonte:

Quais são os deveres de cada cargo político?

 

As eleições estão chegando. Falta pouco para decidirmos quem governará nosso país pelos próximos quatro anos. Além do presidente da república, também iremos eleger senadores, governadores, e deputados estaduais e federais.

Mas você sabe o que cada um desses cargos representa? Sabe quais são os deveres de cada um deles? Se não, preste atenção nas informações a seguir. E fique atento às propostas dos candidatos!

Presidente da República: É a autoridade máxima do país. Tem a função de definir e executar políticas públicas nacionais. Também decide como será distribuído o orçamento federal e determina a liberação de recursos. A sanção ou veto de leis aprovadas pelos parlamentares também é responsabilidade do presidente da república, assim como representar o Brasil no exterior. Depois de eleito para o mandato de quatro anos, o presidente pode ser reeleito novamente para o mesmo cargo.

Senador: O papel mais importante dos senadores é revisar as decisões dos deputados federais. O senador é eleito para um mandato de oito anos, período em que deve fiscalizar o Executivo, além do próprio Legislativo. São eles que aprovam a escolha dos presidentes e diretores de empresas públicas, membros do poder judiciário e diplomatas indicados pelo presidente. Os senadores devem zelar pelos direitos constitucionais e julgar o Presidente da República.

Governador: É o chefe do Poder Executivo no Estado. Administra, representa e defende os interesses da região junto à presidência. Sua principal função é definir e implantar políticas públicas para o estado. É responsável pelo orçamento estadual e define como os recursos serão distribuídos entre as cidades.

Deputado Estadual: Representa o povo dentro de um estado. Cada deputado exerce seu cargo na Assembleia Legislativa do estado pelo qual se candidatou. Têm como função essencial a elaboração e votação do orçamento estadual. Durante os quatros anos de mandato – que podem se estender por outros quatro em caso de reeleições – o deputado estadual pode propor e alterar leis estaduais. Além de fiscalizar o governo estadual e criar Comissões Parlamentares de Inquérito.

Deputado Federal: Os deputados federais elaboram e votam o orçamento federal. Cabe a eles a criação de projetos de leis federais; e eles também podem derrubar leis já existentes. Os deputados podem propor alterações na Constituição por meio de emendas constitucionais e, em conjunto com os senadores, fiscalizam as ações do poder Executivo e do Legislativo.

Agora que você já sabe o que cada cargo representa, cabe a você decidir quais são os melhores candidatos para cada função. Aproveite o período de campanha para avaliar cada detalhe. Pesquise sobre os candidatos, consulte o histórico político deles e faça a melhor escolha para o futuro do nosso país. A responsabilidade está em suas mãos! Seja consciente.