Notícias

11.09.2014
Educação

Programa seleciona professores de língua portuguesa nos EUA

 

Serão concedidas até 45 bolsas de estudo com duração de noves meses. Prazo de inscrição vai até 19 de outubro.

A Fundação Capes divulgou o edital referente à seleção de bolsistas para o programa Professor Assistente de Língua Portuguesa nos EUA (FLTA) 2014-2015. Os interessados podem se inscrever, mediante preenchimento de formulário on-line, disponível no site da Comissão Fulbright (www.fulbright.org.br), até o dia 19 de outubro. As inscrições são gratuitas.

O objetivo é incrementar o ensino de português em universidades norte-americanas e estreitar as relações bilaterais entre os dois países.

Serão concedidas até 45 bolsas, com duração de nove meses, no ano acadêmico 2015-2016 da instituição anfitriã nos EUA (agosto/setembro de 2015 a maio/junho de 2016).

Requisitos

Para participar da seleção, os candidatos deverão atender a alguns dos requisitos, tais como:

  • Possuir nacionalidade brasileira, não cumulada com nacionalidade norte-americana;
  • Possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2009;
  • Ter proficiência em inglês;
  • Não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro, do Governo Federal ou de outras entidades brasileiras;
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.

Os selecionados receberão auxílio deslocamento e bolsa mensal, incluindo os benefícios de moradia, alimentação e seguro saúde. Os valores dos benefícios aferidos se darão de acordo com a localidade da instituição anfitriã nos EUA.