Notícias

20.07.2018
Brasil

Produção de peixes cresce 8% e Brasil se torna o 4º maior produtor de tilápias do mundo

Com o crescimento na produção de peixes em 22 estados, o Brasil produziu um montante total de 691 toneladas de peixes em 2017, sendo que 51,7% deste total foram de tilápias, colocando o Brasil como o 4º maior produtor mundial deste tipo de pescado, superando países como Filipinas e Tailândia.

A tilápia é o peixe de água doce cuja a criação mais cresce no mundo, graças à sua prolificidade. De acordo com a SECEX, secretária do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Brasil exportou US$ 150 milhões em pescados no último ano. “O Brasil tem algumas boas vantagens competitivas em relação aos países que exportam tilápias, principalmente, para os Estados Unidos, de onde o nosso Nordeste está muito próximo. Temos área, água, ingredientes para fazer rações, material genético e humano preparados e suficientes para multiplicar sua produção”.

Além das tilápias, o Brasil produz grande quantidade de peixes nativos, a maioria híbridos de pacu, tambaqui e pirapitinga, peixes muito saborosos e apreciados pelos consumidores sul americanos. Estes peixes representam 43,7% da produção brasileira, segundo o Anuário da Peixe BR.