As Notícias do Brasil
Publicado em 17/12/2014, às 16:22
Fonte:

Primeira Academia de Literatura de Cordel do Brasil é instituída no Piauí

 

O Piauí é o primeiro estado do Brasil a contar com uma Academia de Literatura de Cordel. Considerado uma das referências no segmento cordelista no país, a partir de agora o estado passa a contar com uma entidade que representará a classe e que pretende estimular a atividade, organizar publicações e destacar os maiores poetas.

São 35 poetas populares e cordelistas piauienses que tomaram posse na Academia, que visa enriquecer e reconhecer ainda mais o trabalho desempenhado por cada um dos poetas e amantes do cordel no Piauí. A Academia é presidida por Pedro Costa, que também é presidente da Fundação Nordestina de Cordel, a Funcor.

Segundo os fundadores, o cordel rompeu fronteiras e atualmente possui significado importante até mesmo no contexto social, sendo cada vez mais abrangente.

Pelos cálculos da nova entidade, somente nos últimos 20 anos pelo menos 150 poetas piauienses passaram a publicar em cordel. Um dos objetivos da entidade é propagar o trabalho dos poetas do estado e promover a integração eles.

A Academia Piauiense de Cordel foi idealizada em 21 de abril de 2012, período em que passou por um processo de adequação, formação de diretoria e aprovação de estatutos. A parte cartorial e de documentação foi requerida durante todo este tempo para que hoje o projeto pudesse estar pronto.