Notícias

01.10.2018
Sustentabilidade

Prédio brasileiro vence prêmio de mais sustentável das Américas

Localizado em Cuiabá (MT), o Centro Sebrae de Sustentabilidade conquistou dois troféus no prêmio mundial de construções sustentáveis, o Breeam Awards 2018. Com luz natural, compostagem de resíduos e captação de água de chuva, o prédio ganhou o mais antigo selo mundial em sustentabilidade.

Vencedor nas categorias Melhor Edifício Sustentável das Américas e Voto Popular, o prédio foi inspirado em construções indígenas do Brasil. O arquiteto José Afonso Botura Portocarrero, professor na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), visitou mais de 20 aldeias no Xingu para compreender a forma mais proveitosa de se utilizar a luz solar.

O edifício possui conforto térmico, com um telhado composto por duas cascas que possibilita o resfriamento interno e a captação da água da chuva, a qual é usada para irrigação do jardim e a limpeza de pisos e banheiros. Com isso o projeto reduziu em 30% o consumo de energia.

O prédio ficou pronto em 2010 e funciona como um laboratório de práticas sustentáveis para empresários, estudantes e instituições públicas.