Notícias

15.12.2017
Brasil

Ponte Cidade Jardim recebe 12 bandeiras em homenagem ao seu aniversário

A Associação Eu Amo o Brasil (EAB) celebrou no dia 15/12/17 mais uma etapa da Campanha Embandeirado São Paulo. A entidade hasteou 12 (doze) Bandeiras Nacionais instaladas sobre a ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo, por cima do Rio Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Trata-se da primeira ponte embandeirada pela Associação, em breve a Campanha também se estenderá para outras pontes pela cidade. 

Popularmente conhecida como Cidade Jardim, a ponte foi inaugurada em 20 de dezembro de 1967, pelo prefeito Faria Lima. Apenas em 1979 ela recebeu o nome do engenheiro Roberto Zuccolo, autor do projeto estrutural da construção, o qual veio a falecer poucos meses antes de sua inauguração. O engenheiro também é conhecido por ser o pai do concreto protendido no Brasil, sendo responsável por executar quase 2 mil obras. 

Os motoristas e pedestres que passarem pela região poderão conferir as bandeiras tanto no sentido de quem vem do Cebolão quanto no sentido da Ponte João Dias. Em suas extremidades, serão colocadas dez bandeiras (cinco de cada lado) de 2,6 metros quadrados, inclinadas por ‘mãos francesas’ e com mastros de três metros de extensão. No centro, serão duas bandeiras de 4,6 metros quadrados e com mastros de nove metros de altura. 

“Tanto pedestres quanto motoristas poderão avistar nosso maior símbolo nacional. Promovendo esse lindo pendão da esperança, com a Bandeira Nacional, acreditamos estar fortalecendo o sentimento para uma unidade nacional virtuosa e com orgulho do seu próprio país. Nós amamos o Brasil e queremos que todos os brasileiros também tenham carinho e respeito pela nossa pátria amada! ”, afirma Marcelo Braga Nascimento, presidente da Associação. 

A iniciativa realizada pela EAB conta com o apoio do escritório Braga Nascimento e Zilio e busca fixar a Bandeira Nacional nos principais logradouros da cidade de São Paulo. Em 1º de maio deste ano, a EAB entregou a bandeira do Brasil para ser hasteada sobre o túnel Ayrton Senna durante a cerimônia de inauguração da nova Praça Ayrton Senna do Brasil. Em agosto, foi a vez da Avenida Brasil ser colorida com 28 bandeiras brasileiras ao longo de sua extensão – sendo a maior delas em frente ao monumento às Bandeiras, obra de Victor Brecheret. Em setembro, a Campanha chegou ao Lago da Batata um dos principais pontos de encontro entre os paulistanos.