As Notícias do Brasil
Publicado em 13/10/2015, às 16:13
Fonte:

Pedagogia Waldorf

Por que brincar é importante?

Conforme é estimulada a engatinhar e logo andar, a criança adquire consciência do seu corpo. Da mesma forma, ela deve vivenciar contextos virtuosos para que, ao imitar tais experiências, conceba valores positivos. Assim, com a ajuda dos sentidos, a capacidade de discernimento da criança é ampliada significativamente durante a primeira infância (0 a 7 anos).

Médicos e educadores ressaltam, portanto, a necessidade de socializar, bem como de movimentar-se livremente para composição plena das capacidades psíquicas e motoras, bem como da criatividade e imaginação. Ainda assim, é cada vez mais comum encontrar crianças alienadas nos monitores interativos de tablets, e mesmo de televisores e computadores.

Os monitores não provem apenas entretenimento, mas são uma porta de acesso a todo tipo de informação, o que demanda às escolas tornar seus métodos mais interessantes e efetivos. Apesar de estabelecida em 1919, Pedagogia Waldorf atua no ensino por meio da aplicação prática das disciplinas lecionadas e atende a uma demanda de desenvolvimento humano muito moderna.

A primeira escola a aplicar a metodologia Waldorf no Brasil foi fundada em São Paulo, em 1955. A grade curricular atende às disciplinas do Ministério da Educação, mas sua concepção de ensino busca mais formar seres humanos, respeitando suas particularidades, que colher resultados em avaliações. Os alunos Waldorf são alfabetizados apenas a partir dos 7 anos, de modo a respeitar cada uma das fases da vida – para as quais é atribuído o nome de setênio – e participam de aulas de aquarela, instrumentos de cordas, euritmia, entre outras vivências.

Por Jéssica Albuquerque para EAB