As Notícias do Brasil
Publicado em 12/11/2015, às 19:59
Fonte:

Olhos perspassados

Glaucomas são os principais causadores de cegueira no Brasil, mas a falta de dados estatísticos e epidemiológicos não permite avaliar as reais dimensões do problema

O glaucoma é ocasionado pelo aumento da pressão ocular, que consequentemente leva à compressão do nervo ótico. No entanto, essa doença é assintomática e pode levar anos até ser diagnosticada. Hoje, o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo e a maior causa de cegueira irreversível.

Há cerca de um milhão de portadores de glaucoma no Brasil, mas os dados usados para estudo do distúrbio provêm da OMS – Organização Mundial de Saúde. Ou seja, tais indicativos não se baseiam na população brasileira e deixam lacunas em aspectos pontuais de análise.

É indicado às pessoas com mais de 40 anos visitarem o oftalmologista semestralmente para exames de rotina, quanto ao glaucoma. Mesmo nos países mais desenvolvidos, nos quais são feitos estudos epistemológicos da doença por população, apenas 50% dos doentes são efetivamente diagnosticados. Em países mais carentes, como o Brasil, considera-se que essa porcentagem seja ainda maior.

Por Jéssica Albuquerque para EAB.