As Notícias do Brasil
Publicado em 14/01/2015, às 15:52
Fonte:

O que é segurança pública?

 

Segurança pública é um conjunto de dispositivos e de medidas de precaução que asseguram a população de estar livre do perigo, de danos e riscos eventuais à vida e ao patrimônio. É também um conjunto de processos políticos e jurídicos destinados a garantir a ordem pública na convivência pacífica dos seres humanos na sociedade.

Ela não é aplicada apenas com medidas repressivas e de vigilância, mas com um sistema integrado e otimizado, envolvendo instrumento de coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e termina na reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão na sociedade do autor do ilícito.

A segurança não se contrapõe à liberdade e é condição para o seu exercício, fazendo parte de uma das inúmeras questões que compõem a qualidade de vida dos cidadãos.

A segurança pública também depende da eficácia da polícia, do funcionamento do Poder Judicial, das políticas estatais e das condições sociais.

É por uma inteira reforma no sistema de segurança do nosso País que a EAB luta, com propostas de leis por meio da participação direta da população. Junte-se a nós em busca de um Brasil mais seguro! 

 

*Com informações do Observatório de Segurança Pública