Notícias

27.07.2022
Educação

Aluno de doutorado da USP atinge destaque no desafio mundial de machine learning

 O doutorando Edésio Alcobaça ficou em segundo lugar no evento NeuraI Information Processing Systems (NeurIPS) 2022.

Bacharel pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, Edésio Alcobaça, ganhou destaque ao ficar com o segundo lugar da conferência NeurIPS 2022, onde apresentou um projeto de aprendizado de máquina (machine learning) denominado de Automated Machine Learning (AutoML).

Sobre o projeto:

Segundo Alcobaça o objetivo do AutoML é: “Encontrar um conjunto de dados novos, ele sugere sozinho determinada técnica de aprendizado, auxiliando na tomada de decisão de quais técnicas devem ser utilizadas para resolver o problema. Vale ressaltar que sistemas de AutoML podem ser confundidos como substitutos para o cientista de dados, mas isso é um erro. Na realidade é uma ferramenta que auxilia e otimiza o trabalho do profissional.”

Sobre a NeurIPS:  

A Conferência e Workshop sobre Sistemas de Processamento de Informação Neural (NeurIPS), é uma reunião interdisciplinar para pesquisadores e cientistas. Sua realização acontece anualmente no mês de dezembro, abordando temas do campo matemático e computacional como por exemplo: Aprendizado de máquina, Estatística, Inteligência artificial e Neurociência computacional.

Edésio se torna referência na área computacional, demostrando a importância de investimentos na área educacional, principalmente no apoio a iniciação cientifica de pesquisas.

O desenvolvimento de pesquisas não é apenas válido para o currículo do pesquisador, mas sim para o progresso da sociedade em geral, para cada estudo publicado, temos um avanço considerável de conhecimento em temáticas pouco exploradas.

 

Imagem: Divulgação/CeMEAI