As Notícias do Brasil
Publicado em 08/12/2014, às 13:11
Fonte:

Metade dos jovens não consegue concluir o Ensino Médio até os 19 anos

Um levantamento realizado pela ONG Todos Pela Educação, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013, mostra que o Ensino Médio continua sendo o maior problema da educação brasileira. Segundo a pesquisa, quase metade dos jovens não consegue concluir o Ensino Médio antes dos 19 anos, que é a idade máxima considerada adequada para terminar essa etapa escolar. Na Educação Básica, a conclusão até os 16 anos foi alcançada por 71,7% dos jovens, reforçando a tese de que o Ensino Médio precisa de recuperação.

Garantir que todo jovem de 19 anos tenha o Ensino Médio concluído é uma das cinco metas estabelecidas pela ONG. As outras três metas, traçadas para serem alcançadas até 2022 são: que toda criança e jovem de quatro a 17 anos esteja na escola, todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos, todo aluno corresponda ao aprendizado adequado ao seu ano curricular e que o investimento na educação seja ampliado e bem gerido.

Segundo o estudo, entre 2007 (quando deu-se início ao monitoramento) e 2009, as metas andavam em direção ao objetivo. Depois disso, esse ritmo vem caindo sucessivamente.

Atualmente, o ensino obrigatório está dividido da seguinte maneira: Ensino Fundamental 1, que vai do 1º ano ao 5º ano (entre seis e 10 anos); Ensino Fundamental 2, que vai do 6º ao 9º ano (entre 11 e 14 anos); e Ensino Médio, que vai do 1º ao 3º ano (entre 15 e 17 anos). O ciclo todo é chamado de Ensino Básico.

O abismo social

O levantamento registrou uma grande disparidade ao se observar os indicadores por raça, cor, faixa de renda e áreas urbana e rural dos alunos. Entre os jovens que concluem o Ensino Médio até os 19 anos, há uma diferença de 20% em relação aos jovens que se consideram pardos. A disparidade também ocorre no recorte por renda: O percentual de jovens mais ricos apresenta uma taxa de conclusão de 83%, enquanto os entre os mais pobres, apenas 32% concluem o Ensino Médio até os 19 anos.

Em relação à localidade, nas áreas rurais, o percentual de alunos que conclui o Ensino Médio dentro da meta de 19 anos é de 35%, enquanto nas áreas urbanas esse percentual atinge 57%.

Sobre a conclusão do Ensino Médio até os 19 anos, a região que mais avançou desde 2007 foi o Nordeste. Mas por outro lado, é a região que ainda apresenta a taxa mais baixa, fazendo oposição ao sudeste, região com a taxa mais alta de alunos concluindo o Ensino Médio até os 19 anos.

A responsabilidade sobre a educação de nossos jovens é de todos. Os governantes devem investir e promover educação de qualidade e condições econômicas para que as famílias possam manter seus filhos na escola. Mas as famílias também são responsáveis por zelar pela educação dos jovens. Além de todos nós, enquanto sociedade, termos também a obrigação de cobrar daqueles os quais elegemos, que depositem esforços sobre está área. Afinal, a educação é o principal pilar para a construção de uma sociedade organizada e justa.