Notícias

20.09.2019
Ações sociais

Instituições brasileiras que trabalham em combate a cegueira são premiadas na Europa

Em cerimônia realizada no início do mês de setembro em Lisboa, Portugal, o Ipepo (Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia), a Fundação Altino Ventura e o Serviço de Oftalmologia da Unicamp receberam o prêmio Antônio Champalimaud de Visão 2019 – a maior distinção nesta área. O prêmio veio graças ao trabalho em conjunto destas três instituições no combate a cegueira, realizando milhões de consultas e cirurgias oculares em todo o território nacional.

Presente no evento, o presidente de Portugal, Marcelo Rebello de Sousa, elogiou o serviço prestado pelo Instituto de Visão-Ipepo, que ajudou desde as comunidades das grandes cidades, até as mais remotas aldeias indígenas do Amazonas.

A Dra. Solange Salomão, pesquisadora do Instituto, explicou que trata-se “de uma ONG, criada há 30 anos e sem fins lucrativos, que atendeu a praticamente 2 milhões de brasileiros ao todo, em diversos estados do país”.

A pesquisadora tem a esperança de que essa premiação ajude a obter mais apoios. “Talvez vamos conseguir outros financiamentos porque o prêmio tem uma importância tão grande e é tão visionário que acreditamos que irá haver um interesse maior nessa área”.