Notícias

07.02.2019
Arte

Fotografias do brasileiro Carlos Fairbairn ganham destaques no site da NASA

Carlos Fairbairn é um astrofotógrafo capaz de capturar imagens fantásticas do céu com câmeras fotográficas tradicionais. Seu trabalho fala por si só, o brasileiro já conquistou o prêmio Astronomy Photographer of the Year do Observatório Real de Greenwich e em 2017, palestrou sobre seu trabalho na Campus Party em São Paulo.

Os incríveis registros de Carlos Fairbairn chegaram ao Astronomy Picture of the Day, uma página mantida pela NASA que destaca imagens astronômicas diariamente, para que o mundo possa admira-las.   

— É uma grande honra ser publicado por eles, já que a maioria das imagens que eles postam no site é de projetos gigantescos, como sondas em cometas, do Hubble, da Cassini... O legal é que eles são espaço para amadores também – contou Fairbairn.

Uma das fotos que ganharam notoriedade no site da NASA foi do eclipse lunar. O brasileiro capturou o fenômeno em um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, o Pão de Açucar.

Outro registro espetacular foi no Deserto do Atacama, no Chile, região isolada e sem qualquer poluição luminosa. Graças a isso e a técnica do astrofotógrafo brasileiro, foi possível capturar o arco que a galáxia faz por cima da borda de um vulcão inativo. Na imagem ainda é possível enxergar a constelação do Cruzeiro do Sul (próximo ao centro do arco) e a estrela Antares (na extremidade esquerda).

Pelo instagram, é possível conhecer outros registros espetaculares do fotógrafo brasileiro em sua conta @kikofairbairn.