Notícias

27.10.2020
Conquistas

Equipe brasileira conquista colocação histórica em Olimpíada Internacional de Matemática

A educação brasileira, em especial a Matemática, alcançou um feito inédito e tem motivos de sobra para comemorar. Com seis medalhas, sendo cinco de prata e uma de ouro, conquistada pelo pernambucano Pedro Gomes Cabral, a equipe brasileira obteve sua melhor colocação na Olimpíada Internacional de Matemática, alcançando o 10º lugar geral da competição com 165 pontos e ficando à frente de países como Japão, Alemanha, França e Canadá.

A 61ª edição da IMO (Olimpíada Internacional de Matemática em tradução livre) que aconteceria em São Petersburgo, na Rússia, acabou sendo realizada remotamente nos dias 21 e 27 de setembro, devido à pandemia e contou com a participação de 105 países.

Com idades entre 14 e 19 anos, os seis brasileiros que participaram da Olimpíadas são estudantes do ensino médio. Pedro Gomes, de 17 anos, e que atualmente estuda em Fortaleza (CE), conquistou o primeiro lugar do pódio ao marcar 32 pontos. O próprio já havia conquistado a medalha de prata na mesma competição no ano passado.

Somando as 6 medalhas de 2020, o Brasil soma 142 medalhas no total e é o país latino-americano com maior número de premiações na competição.