As Notícias do Brasil
Publicado em 08/01/2015, às 16:13
Fonte:

Entenda como funciona o sistema político brasileiro

 

Todo cidadão brasileiro tem o direito e o dever de participar do processo político e eleger seus representantes. Agora, que um novo ciclo de governo se inicia, é importante ter noção exata de como funciona o sistema político brasileiro para saber de quem devemos cobrar.

O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela União, estados e municípios, em que o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes.

República porque o Chefe de estado é eleito pelo povo, por período determinado. É Presidencialista porque o presidente da República é Chefe de Estado e também Chefe de governo. É Federativa porque os estados têm autonomia política.

A União está divida em três poderes: o Legislativo, que elabora leis; o Executivo, que atua na execução de programas ou prestação de serviço público; e o Poder Judiciário, que soluciona conflitos entre cidadãos, entidades e o estado.

O Brasil tem um sistema pluripartidário, ou seja, admite a formação legal de vários partidos. O partido político é uma associação voluntária de pessoas que compartilham os mesmos ideais, interesses, objetivos e doutrinas políticas, que tem como objetivo influenciar e fazer parte do poder político.

Agora que você já sabe um pouco sobre o funcionamento do sistema político brasileiro, acompanhe e cobre um trabalho efetivo dos políticos eleitos.

Abaixo uma lista de endereços eletrônicos que podem ser úteis na hora de cobrar e manifestar suas opiniões:

 

Presidência da República https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

Ministérios http://www.brasil.gov.br/servicos/contato

Senadores http://www.senado.gov.br/senadores/dinamico/docs/SenadoresEmExercicioNomes.pdf

Câmara dos Deputados http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco

Supremo Tribunal Federal http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=centralDoCidadaoAcessoInformacaoContato