Notícias

22.04.2019
Desenvolvimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desenvolve tecnologia para monitorar rebanho com drone

O monitoramento da população de gado é essencial na gestão de fazendas pecuárias. Entretanto, nas grandes propriedades que adotam a pecuária extensiva, comum no Brasil, essa contagem requer tecnologia e métodos capazes de aprimora-la. Com esse intuito, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) resolveu coordenar uma pesquisa para detecção de contagem usando drones.

O projeto, liderado pelo pesquisador Jayme Garcia Arnal Barbedo, foi aprovado e será financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Entre os objetivos estão o desenvolvimento de uma metodologia para agrimensura pecuária e a criação de um algoritmo para reconhecer e contar automaticamente o gado nas imagens capturadas.

O projeto busca avançar na área de ciência da computação, produzindo novos algoritmos baseados em imagens para detecção de animais e para seu manejo, com abordagem inovadora para contagem de gado. “Essa metodologia também pode ser usada no futuro para trabalhar outros aspectos do monitoramento de gado como saúde animal, medidas corporais, entre outros”, conta Barbedo.