Notícias

03.12.2019
Ações culturais

EAB inaugurará estátua de 3,5m altura em homenagem a Ayrton Senna no Parque Ecológico do Tietê

Responsável por marcar gerações, o ídolo nacional Ayrton Senna ganhará uma linda homenagem no Parque Ecológico do Tietê. Trata-se de uma estátua com 3,5m de altura que reproduz o piloto carregando a Bandeira Nacional, um hábito em todas as suas comemorações. A instalação será implantada às margens do quilômetro 18 Oeste da rodovia que também carrega o nome do piloto brasileiro e é uma das principais vias de acesso a São Paulo. 

Com aproximadamente 350kg, a obra “Ayrton Senna do Brasil” foi concebida pelo artista plástico Humberto de Oliveira, que já foi responsável por homenagear outro grande ícone brasileiro – o escritor Monteiro Lobato – com uma estátua que fica no acesso principal de Taubaté (SP), cidade natal do escritor. O tributo ao tricampeão brasileiro de Fórmula 1 foi feito em nome do advogado Marcelo Braga Nascimento, presidente da associação Eu Amo o Brasil. A associação, que não possui fins lucrativos, é totalmente apartidária e tem como objetivo o resgate de valores como o patriotismo e o respeito aos símbolos nacionais, além de ressaltar as tradições e riquezas do Brasil.

A EAB será responsável direta pela instalação e também cuidará de todos os reparos e manutenções periódicas, a fim de manter a estátua em perfeitas condições para apreciação do público. A obra será executada e implantada sem nenhum ônus para o Governo do Estado de São Paulo e ficará disponível para a visitação dos fãs.