Notícias

30.10.2019
Juntos

EAB doa 11 Bandeiras e marca presença em cerimônia de celebração ao Dia do Aviador no Campo de Marte

Na última quarta-feira (23), ocorreu em diversos lugares do país, a cerimônia de celebração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). Em São Paulo, a EAB – Eu Amo o Brasil na figura de seu coordenador Carlos Ebner, esteve presente no hangar Chantre, no Campo de Marte, local em que ocorreu o evento de celebração do Comando de Aviação da Polícia Militar.

A solenidade contou com a presença de 80 pessoas que prestigiaram a condecoração de oficiais e praças do batalhão com a concessão da Láurea de Mérito Pessoal (como reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados) e da Medalha Valor Militar (outorgada aos oficiais com 10 anos de serviço).

Após a condecoração, o coordenador da EAB Carlos Ebner foi encarregado de entregar nas mãos do Cel PM Paulo Luiz Scachetti Junior uma das onze Bandeiras do Brasil que foram doadas pela associação à Polícia Militar de São Paulo. A execução do Hino dos Aviadores Brasileiros deu o tom de encerramento da solenidade.

História

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorado dia 23 de outubro, rememora o primeiro voo realizado por Santos Dumont a bordo do 14-Bis, ocorrido em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O avião percorreu 60 metros em sete segundos, alcançando dois metros de altura.

Sobre o Comando de Aviação da Polícia Militar

Pioneira da aviação no Brasil, a Polícia Militar de São Paulo opera atualmente uma frota de 30 aeronaves e 11 bases, sendo a maior unidade do gênero na América Latina e em todo o hemisfério Sul. O Grupamento de Radiopatrulha Aérea foi criado oficialmente em agosto de 1984. Hoje, a divisão é fundamental tanto para apoiar o serviço terrestre como para o resgate de vítimas e até mesmo transporte de órgãos.