As Notícias do Brasil
Publicado em 16/10/2015, às 15:43
Fonte:

Dia Mundial da Alimentação | Presente inquietante

A indústria alimentícia e os perigos por trás dos rótulos light

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde indicou que 52% dos brasileiros estão acima do peso, enquanto 18% já são obesos. Mais que uma questão de saúde, há o acesso a informação que nem sempre é efetivo. Entre aqueles que estudaram até oito anos, 59% estão acima do peso e 23% são obesos; enquanto os que estudaram doze anos ou mais apresentam índices menores de ganho de peso: 45% e 12%, respectivamente.

Sabe-se que doces e refrigerantes contém açúcar em grandes quantidades, mas o que não fica claro para o consumidor é o fato de muitos produtos sob o rótulo de naturais – molhos para saladas, barras de cereais com fibras – também conterem doses exageradas do mesmo ingrediente, bem como gorduras e sódio. É comum encontrar produtos light com doses aumentadas de açúcar para sustentar o decréscimo de gorduras ou outros fatores em questão.

O documentário estadunidense Fed Up (Empanturre) elencou os fatores que levaram grande parte da população local à obesidade e muitos deles se referem a políticas públicas insuficientes diante do avanço da indústria alimentar, com propagandas não regulamentadas ao público infantil e a inclusão de alimentos fast food nas escolas. As mesmas multinacionais acusadas no documentário estão presentes no Brasil e maquiam suas ações com campanhas de incentivo ao esporte, nas quais terceirizam a culpa da obesidade quanto ao envenenamento presente em suas receitas.

Por Jéssica Albuquerque para EAB