Notícias

18.04.2020
Cultura

Dia do Índio: conheça algumas curiosidades da cultura indígena e veja como ela está presente em nosso dia a dia

Criado pelo então presidente Getúlio Vargas, o Dia do Índio celebrado anualmente no Brasil todo dia 19 de abril, foi definido graças a relevância histórica desta data. A origem do Dia do Índio remete ao protesto dos povos indígenas no continente americano na década de 1940. A resistência inicial por parte das lideranças indígenas foi desfeita justamente no dia 19 de abril de 1940, quando 47 destes representantes, de diversos países da América, decidiram tomar parte nas discussões do congresso responsável por definir medidas a serem tomadas em favor dos povos indígenas.

No Brasil, documentos históricos apontam que na época do Descobrimento, cerca de 5 milhões de indígenas já habitavam o território que viria a ser o nosso país. De acordo com o último censo demográfico do IBGE (2010), atualmente a população indígena no Brasil é de aproximadamente 897 mil pessoas, separadas em 305 etnias diferentes. Há populações indígenas em todos os Estados da Federação, incluindo o Distrito Federal. Elas estão presentes tanto nas áreas rurais como nas áreas urbanas e, atualmente, a grande maioria das comunidades vivem em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu uso exclusivo.

Apesar do português ser o idioma oficial do Brasil, o cenário era diferente até meados do século XVIII, quando o tupi era a língua mais falada por essas bandas. Os mais de dois séculos foram suficientes para que o tupi originasse muitas palavras que hoje encontram-se presentes no nosso vocabulário, como nos casos de: abacaxi, capivara, carioca, jacaré, mingau, pindaíba, pipoca, tocaia, tamanduá e tantas outras. Os índios brasileiros também foram responsáveis por difundir o uso da rede de dormir e a prática do banho diário, costume desconhecido pelos europeus do século XVI.

É importante que o dia do Índio sirva para exaltarmos essa cultura tão marcante, responsável direto na construção da identidade do povo brasileiro e de seus costumes.