As Notícias do Brasil
Publicado em 17/07/2015, às 14:37
Fonte: Portal do Ambiente e do Cidadão, Reciclick, As florestas, Secretaria do Meio Amb

Dia de Proteção às Florestas: a importância da preservação

Embora que a maioria das pessoas não perceba, as florestas são indispensáveis para que haja vida na terra. Por isso, o Dia de Proteção às Florestas é uma oportunidade de fomentar a consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo.

Segundo o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas cobrem 31% (quase um terço, portanto) de toda a área terrestre do planeta, abrigam 300 milhões de pessoas e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhão de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre.

Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de US$ 327 bilhões (quase R$ 600 bilhões) todos os anos, mas, infelizmente, as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo, por causa da falta de conhecimento ou do desejo do lucro imediato.

Isso porque a maioria dos benefícios econômicos resultantes do desmatamento é ganho de curto prazo, como, por exemplo, com a venda de madeira. No longo prazo, esse negócio não é bom e essas terras podem se tornar improdutivas.

O papel das florestas na sociedade não se traduz apenas em números, nem é apenas econômico, apesar de afetar fortemente a economia. Devem ser levados em conta os seus aspectos ambientais e sociais.

Nesse sentido, a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos, como:

– perda da biodiversidade;
– agravamento das mudanças climáticas;
– incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça e o tráfico de animais silvestres;
– migrações desordenadas para áreas urbanas, com o crescimento de assentamentos clandestinos e piora da qualidade de vida nas cidades; e
– ameaça à própria vida humana.

Isso acontece porque as florestas são a fonte, entre outros, de água potável e alimentos. Se houver uma exploração não planejada, como no caso do desmatamento para venda ilegal de madeira, e pesca fora de época, fontes de vida e de sustento da população local podem ser extintas com o tempo.

Aquecimento global - Hoje uma das principais preocupações dos pesquisadores ambientais é o aquecimento global. Por isso, a preservação das florestas ganha uma maior relevância, já que elas têm uma função de regular o clima, uma vez que, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que é liberado na atmosfera, e são responsáveis pela produção de oxigênio, vital para nossa sobrevivência.

A floresta também ajuda a proteger o solo. As raízes das árvores prendem o solo e previnem a erosão, melhorando o arejamento e a capacidade de retenção de água no solo. As árvores e os arbustos das florestas são também o suporte da biodiversidade. Para a preservação da floresta é fundamental que cada cidadão cuide e vigie as áreas próximas de onde vive.