Notícias

16.10.2020
Brasil

De acordo com Conab safra brasileira de café será a segunda maior da história

O ano de 2020 foi marcado negativamente pela pandemia global e todo o prejuízo decorrente deste acontecimento. Inúmeros setores no Brasil e no mundo sentiram o baque e foram prejudicados de alguma forma com as medidas de restrição instauradas para conter o vírus do Covid-19. Entretanto, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de café no Brasil se destacou a ponto de obter a segunda maior safra de todos os tempos     .

O Conab indica que o Brasil deverá colher 61,6 milhões de sacas de café, considerando os tipos arábica e conilon. Isto representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

Com o dólar valorizado, os preços do café ficaram em alta mesmo nesta safra positiva. Em agosto de 2020, o Brasil exportou 3,3 milhões de sacas de café, gerando uma receita de R$2,1 bi. Isso representa um aumento de 25% em reais, se comparado com o mês de agosto de 2019. O cenário de preços elevados motivou o produtor a vender antecipadamente boa parte da safra. A comercialização está por volta de 60%, enquanto no mesmo período do ano passado, apenas 47% da safra havia sido comercializada.