Notícias

13.08.2019
Arte

Coral brasileiro vence festival internacional de música erudita na terra de Mozart

O coro juvenil São Vicente a Capella, formado por alunos e ex-alunos do Colégio São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, participou do maior e mais prestigiado festival internacional de música jovem de orquestras: Suma Cum Laude – International Youth Musical Festival. O evento que aconteceu em Viena, terra de Mozart, terminou da melhor forma possível: com os brasileiros na primeira colocação.

O caminho até a conquista foi árduo, o coral de 37 vozes teve que se esforçar para fazer a viagem, realizando rifas, vaquinhas online e até feijoadas beneficentes para juntar todo o dinheiro necessário. Valeu a pena! Na Áustria, cantaram Caetano com balões brancos no palco e fizeram a quinta sinfonia de Beethoven virar baião.

Além de fascinar os austríacos no concurso, o coro brasileiro seguiu encantando ao fazer concertos em salas de Praga (República Tcheca) e de Munique (Alemanha), além de se apresentarem no Concerto de Gala dos Vencedores, em Viena.

O coro brasileiro terminou o festival na primeira colocação, empatado com o coro Kwazulu-Natal Youth Choir, da África do Sul. “Nunca conseguiremos expressar o orgulho que sentimos por representar o Brasil na Europa e a gratidão por tudo e todos que nos ajudaram a chegar aqui”, escreveram os jovens na página do grupo.