Notícias

06.04.2020
Educação

Consultoria internacional aponta USP como a melhor universidade da América Latina

A décima edição do “QS World University Rankings” apontou a Universidade de São Paulo (USP) como a melhor universidade da América Latina. A instituição também liderou entre as demais brasileiras no ano anterior.

A Universidade de São Paulo ficou entre as cinquenta melhores universidades em mais de dez rankings. Em questão de quantidade, foi superada apenas pela Universidade Nacional Autônoma do México (que teve 12 programas entre os top 50). Ainda de acordo com responsáveis entrevistados pela QS, o Departamento de Engenharia Civil e Estrutural da USP possui os graduados mais empregáveis do Brasil. E todos os 28 programas de maior pontuação do Brasil para o indicador de reputação entre os empregadores podem ser encontrados na USP.

A reputação acadêmica é baseada em uma pesquisa com 94 mil respostas, nas quais são levadas em consideração: reputação entre os empregadores, citações por artigo e o índice H (forma de quantificar a produtividade e o impacto dos cientistas, baseando-se nos seus artigos mais citados).

Os rankings compilados pela QS Quacquareli Symonds, grupo de analistas globais de ensino superior, fornecem uma análise de desempenho de mais de 13 mil programas universitários, em 83 locais de todo o mundo.