Notícias

07.08.2019
Conquistas

Conheça o aplicativo brasileiro que foi um dos vencedores de concurso mundial do Google

Você já ouviu falar do aplicativo HandTalk? Criado em 2012 e com mais de 2 milhões de downloads, ele é responsável por traduzir o português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Graças a sua funcionalidade, foi um dos 20 vencedores num concurso mundial organizado pelo Google.

O aplicativo é gratuito e realiza cerca de 25 milhões de traduções mensalmente, com o intuito de ajudar quem não conhece a língua a se comunicar com surdos. A ferramenta, disponível para smartphones Android e Iphone, conta ainda com um dicionário em 5 disciplinas escolares e com “videoaulas” temáticas, ensinando sinais associados a termos de informática, instrumentos musicais, supermercado e etc. Segundo o IBGE, 9,7 milhões de brasileiros são surdos ou possuem deficiência auditiva. Em 2002, a Libras foi oficialmente reconhecida como uma língua brasileira.

Por trás do app estão um arquiteto, um analista de sistemas e um publicitário, todos de Maceió. Na frente, está o Hugo, nome do avatar 3-D que mostra em libras as frases faladas ou digitadas em português.

Ao todo, ideias de 119 países diferentes estiveram concorrendo ao prêmio de R$ 25 milhões (valor dividido igualmente entre todos os vencedores). O aplicativo brasileiro e um colombiano foram os únicos representantes da América Latina entre os vinte vencedores.