As Notícias do Brasil
Publicado em 17/12/2015, às 08:32
Fonte:

Conheça mitos e verdades sobre a dengue

A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (há quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que se alastra sobretudo em regiões tropicais mundo, como o Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos de chuvas, já que o mosquito deposita os ovos em poças de água parada.

Teste seus conhecimentos e veja se você é capaz de diferenciar mitos e verdades sobre a dengue:

1. A dengue é uma doença leve

Mito: Como há espectro muito grande de sintomas, algumas pessoas acham que a doença pode se resumir em febre e dores no corpo. A dengue, no entanto, pode se desenvolver de formas graves e levar à morte.

2. As larvas se desenvolvem principalmente em água limpa

Verdade: O mosquito prefere água transparente para depositar as larvas, porque a limpeza do líquido evita a presença de outros insetos. No entanto, para combater a doença, é importante acabar com qualquer recipiente que acumule água, seja suja ou limpa.

3. Ares condicionados e ventiladores são eficazes contra o mosquito

Mito: Temperaturas abaixo de 20°C podem diminuir a atividade do mosquito, mas isso não o impede de se reproduzir e viver. A medida não é eficaz, porque o ar pode não cobrir todo o ambiente de forma uniforme. O ventilador também não espanta o mosquito o tempo todo.

4. O mosquito pica mais a região das pernas

Verdade: Por voar até 50 cm de altura, a região mais próxima para o ataque é a das pernas, mas isso não significa que ele só vá picar esses membros – a pessoa pode estar deitada, por exemplo.

 

Por Jessica Albuquerque para a EAB