Notícias

27.08.2019
Conquistas

Com projeto para tratamento de quimioterapia, aluna brasileira conquista prêmio internacional na China

Com um projeto sobre aplicação de substância em tratamento para quimioterapia, a estudante do curso técnico de Química, localizado em Novo Hamburgo, Giovana Berti Mantovani, de 18 anos, conquistou o terceiro lugar em uma feira de ciências em Macau, na China.

Única representante do Brasil no China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (Castic), graças ao primeiro lugar na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia disputada no ano passado, Giovana teve três dias para dividir sua descoberta com o público da feira.

Em seu projeto, Giovana investigou uma substância derivada da natureza e usada comumente em transplante de órgãos. Os testes mostraram que a substância que atende pelo nome de ACABI, atacou as células tumorais sem causar danos às células sadias. E por se tratar de um produto que já possui aplicação médica, é mais fácil que seja introduzida em outra aplicação relacionada à saúde.

O estudo foi o projeto de conclusão de Giovana no curso técnico. Agora a estudante se prepara para ingressar em algum curso da área da saúde para poder prosseguir e desenvolver seus estudos em relação ao ACABI em quimioterapia.