Notícias

16.09.2021
Cultural

Com entrada gratuita, Museu de Arte Contemporânea de Niterói comemora 25 anos

O MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) vai comemorar o seu aniversário de 25 anos com sete exposições e entrada gratuita durante todo o mês de setembro.

Inaugurado no dia 2 de setembro de 1996, para abrigar as obras da importante coleção de João Sattamini, o MAC já realizou 186 exposições com mais de 9 mil obras e quase 3 milhões de visitantes ao longo desses vinte e cinco anos de história.

O conjunto das exposições do salão principal, varanda e mezanino compõe a instalação que celebra os 90 anos do Cristo Redentor e os 25 anos da inauguração do museu. A exposição Ícones e Arquétipos, do artista Oskar Metsavaht, reúne fotografias, vídeos e pinturas que estabelecem uma correlação entre os dois monumentos construídos em concreto armado e propõe uma reflexão sobre a importância de cada construção para o modernismo brasileiro.

As exposições contam com diversos trabalhos e autores que possuem grande importância para o cenário da arte contemporânea no Brasil, incluindo nomes como Lygia Clark, Tunga, Beatriz Milhazes e Ricardo Ventura.

Construído por Oscar Niemeyer, o MAC além de um dos cartões postais de Niterói, tornou-se também um marco na arquitetura moderna mundial. Em seus pavimentos superiores o visitante tem uma vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara.