Notícias

25.02.2019
Arte

Com arte urbana, paulistano Eduardo Kobra é eleito personalidade do ano em NY

Nova York se transformou numa cidade mais viva graças ao talento do brasileiro Eduardo Kobra. O artista paulistano, que possui 19 murais na cidade norte-americana, sendo o último deles uma homenagem a Jean-Michel Basquiat, personagem fundamental na cultura nova-iorquina, foi eleito uma das personalidades do ano de 2018 de NY, chancelada pelo guia de cultura Time Out.

Conhecido mundialmente pelos murais coloridos e poética inconfundível de seus retratos, o artista foi apelidado de Pregador da Arte de Rua (‘street-art preacher’, no original em inglês) pela publicação. Ele explica ainda que possui uma conexão forte com a cidade e que isso o ajudou na forma encontrada para trabalhar. “A base do meu trabalho é o respeito. Antes de chegar, eu faço uma pesquisa sobre o lugar e sobre a arte pública ali existente. Só depois vou para o muro. Pintar é a parte mais fácil”.

A série “Cores da Libertade” trouxe personagens consagrados pela opinião pública, como Michael Jackson, Madre Teresa de Calcutá e Mahatma Gandhi, a fim de criar mensagens de paz e esperança.

E engana-se quem pensa que precisa viajar para conhecer de perto o trabalho de Eduardo Kobra. Em São Paulo, o artista tem pelo menos oito painéis enfeitando a cidade. Destaque para a obra gigante com o rosto do Oscar Niemeyer em um prédio da Avenida Paulista.