Notícias

21.05.2018
Esportes

Brasileiro Rodrigo Koxa bate recorde mundial de Ondas Gigantes

A bandeira brasileira voltou ao topo do surf. Após Gabriel Medina (2014) e Adriano de Souza (2015) conquistarem o Circuito Mundial (WSL), foi a vez de Rodrigo Koxa colocar o Brasil no topo do mundo, e de quebra, ter seu nome escrito no Guinness Book ao surfar a maior onda da história, quebrando o antigo recorde do havaiano Garrett McNamara, alcançado em 2011.

Natural do Guarujá, litoral paulista, Rodrigo Koxa tem 38 anos e surfa grandes ondas há mais de duas décadas. Em 2014, o paulista viveu uma das situações mais delicadas de sua carreira: ao surfar uma onda imensa, perdeu o equilíbrio e caiu, sendo engolido por uma série de ondas que vieram em sequência. Segundo o próprio surfista, a sensação era semelhante a uma meia na máquina de lavar.

Com a ajuda da esposa, psicóloga, Rodrigo Koxa superou o trauma e voltou às aguas de Nazaré, surfando uma onda avaliada em 24,38 metros (80 pés), meio metro maior que o recorde anterior. Uma altura semelhante a um prédio de 8 andares. Além do recorde mundial, nosso surfista conquistou o prestigiado prêmio Big Wave Awards, na cerimônia considerada como o “Oscar das grandes ondas”.