Notícias

06.08.2021
Brasil

Brasil realiza primeira cirurgia contra Diabetes tipo 2 feita com robô

O Brasil registrou, no último mês de julho, a primeira intervenção cirúrgica metabólica robótica em um paciente com diabetes tipo 2. Edmilson Dalla Vechia Ribas, 61 anos, foi o primeiro paciente no mundo a receber este tipo de procedimento, feito no Hospital Marcelino Champagnat, ligado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.

Em entrevista à Agência Brasil, no dia 2 deste mês, Edmilson disse que a recuperação foi muito rápida e já consegue levar a vida normalmente, sem a necessidade de tomar insulina.

O médico cirurgião Alcides Branco, responsável pela cirurgia metabólica e pioneiro na técnica robótica, disse em entrevista que o uso do robô trouxe mais segurança para os pacientes, além de uma qualidade maior em termos de pós-operatório, contribuindo para um resultado mais positivo do paciente.

Outras três cirurgias com auxílio do robô já estão sendo agendadas. De acordo com Alcides Branco, a doença do diabetes tem um vasto tratamento clínico, mas há uma porcentagem pequena de pacientes que não responde ao uso de medicamentos.

Vale ressaltar que há alguns critérios para que o paciente passe pelo processo cirúrgico com robô, como por exemplo: não apresentar melhoras com tratamento clínico e insulina. E este tipo de triagem é feita sempre pelo endocrinologista ou clínico geral.