Notícias

03.10.2019
Brasil

Brasil lidera mercado de orgânicos na América Latina

De acordo com o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), o mercado brasileiro de orgânicos faturou R$ 4 bilhões no ano passado, resultado 20% maior do que em 2017.

Com 1,1 milhão de hectares destinado ao mercado de orgânicos, o Brasil é apontado na pesquisa como líder do mercado na América Latina, onde a produção se estende por oito milhões de hectares, o que corresponde a 11% da área mundial destinada a estes tipos de produtos. Vale ressaltar que, em extensão de terra, o Brasil cresceu mais de 204 mil hectares nos últimos dez anos.

E todo esse crescimento interno se deve a escolha dos brasileiros pelos orgânicos, justificada com mais força pela questão da saúde, principalmente por pessoas com 55 anos ou mais. Segundo a Organis, o percentual de consumo de produtos orgânicos no Brasil é de 15%. O Sul e o Centro Oeste foram as regiões apontadas como maiores consumidoras de orgânicos no país.

De acordo com o estudo, as verduras lideram entre os alimentos orgânicos mais consumidos no país, com destaque para alface, rúcula e brócolis. Em seguida, os consumidores também preferem opções orgânicas de legumes, frutas (como banana e maçã) e cereais, como o arroz.