Notícias

27.05.2019
Brasil melhor

Brasil é um dos destaques em evento da ONU sobre Segurança no Trânsito

A cada ano, os acidentes de trânsito são responsáveis por aproximadamente 155 mil mortes nas Américas e milhares de lesões. Essa também tem sido a principal causa de morte entre crianças de 5 a 14 anos e a segunda entre adolescentes e jovens de 15 a 29 anos.

Na 5ª semana Mundial das Nações Unidas pela Segurança no Trânsito, que ocorreu entre os dias 6 e 12 de maio, com o tema “lideranças em segurança no trânsito”, o Brasil foi um dos exemplos destacados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), ao lado de México e Uruguai.

O destaque do Brasil foi graças ao programa implantado pela cidade de Salvador, capital baiana, que quebrou barreiras intersetoriais e reuniu várias instituições com o intuito de reduzir as mortes e lesões no trânsito. Como resultado, o número de mortes decorrentes de acidentes nas vias caiu pela metade em um período de sete anos – 121 mortes em 2017 contra 266 mortes em 2010, uma redução de 54%.

O Programa Vida no Trânsito em Salvador se destaca pelo trabalho compartilhado para a avaliação e qualificação de dados, por incluir a perspectiva de saúde nos debates sobre trânsito, por melhorar a infraestrutura para proteger os usuários mais vulneráveis, por investir na aplicação de leis de controle de alcoolemia entre condutores e por desenvolver ações de educação infantil.