Notícias

07.03.2019
Brasil

Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo

O Brasil é reconhecido pela grande variedade de frutas produzidas em todas as regiões do país, tanto cultivadas em lavouras permanentes como também nas temporárias. Pesquisa, ciência, tecnologia, trabalho no campo, transporte: há uma gigantesca cadeia produtiva envolvida neste setor, gerando milhões de empregos e oportunidades aos brasileiros.

Dentro do agronegócio, uma área que ganha muito destaque no Brasil é a produção de frutas, chamada de Fruticultura. De acordo com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), nosso país é o terceiro maior produtor de frutas do mundo – atrás de China e Índia, respectivamente.

A produção de frutas vem crescendo no mundo todo, assim como o interesse da população em consumi-las. Essa é uma tendência mundial que podemos atribuir à conscientização da população em possuir uma dieta balanceada, incluindo o consumo de frutas frescas na dieta alimentar em busca de uma vida mais saudável. Projeções da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) indicam que o consumo per capita de frutas, no Brasil e no mundo, deve continuar crescendo.

Com uma área de cultivo superior a 2,5 milhões de hectares, o setor de fruticultura emprega cerca de 6 milhões de trabalhadores no país e produz mais de 44 milhões de toneladas de frutas. Entretanto, a maior parte desta produção é para consumo interno, sendo apenas 3% destinadas para a exportação.