Notícias

16.05.2019
Brasil

Brasil é o segundo maior exportador mundial de alimentos em volume

Não é novidade para os brasileiros que a nossa indústria alimentar é uma das mais sólidas e competitivas do mundo. De acordo com a ABIA (Associação Brasileira de Industria de Alimentos), o faturamento deste segmento econômico alcançou em 2018 cerca de R$ 656 bilhões. Os números foram informados na recente Feira Internacional de Alimentos Anufood, realizada em São Paulo.

O Brasil é o segundo maior exportador mundial de alimentos em volume e a nossa indústria manda seus produtos para mais de 180 países. Em 2018, a Ásia foi de longe o principal mercado, com 35,9% das exportações totais (a China disparada em primeiro lugar com US$ 3,3 bilhões em 2018). A União Europeia veio em segundo lugar com 19,2% e o Oriente Médio em terceiro, com 14%.

Com o objetivo de atender a demandas que vão surgindo entre consumidores daqui e de fora, a indústria vem desenvolvendo, junto com o governo, iniciativas voltadas para a saudabilidade, isto é, produção de alimentos saudáveis. Cerca de quatro termos de compromisso já assinados com o Ministério da Saúde levarão à gradual redução do sódio em 35 categorias de alimentos, com a meta de reduzir 28 mil toneladas desse ingrediente até 2020 (já foram retiradas mais de 17 mil toneladas).

A Feira Anufood de São Paulo foi uma demonstração do potencial desse grande setor da indústria de transformação do Brasil