Notícias

18.02.2019
Brasil

Brasil é o país com o maior número de empreendedores individuais do mundo

Parece um tanto desafiador tocar um negócio sozinho, entretanto, essa tem sido a escolha de uma parcela significável de brasileiros e brasileiras. Publicado no final de janeiro, o relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aponta que 53% das empresas em atividade no Brasil são compostas por uma única pessoa. No mundo, o empreendedorismo individual representa 9% do total.

A pesquisa mapeou 49 países e o Brasil se encontra no topo do ranking mundial nesse critério, com uma distância significativa para Madagascar que se encontra na segunda posição, com 30% de empresários individuais.

Isso demonstra o espírito empreendedor do povo brasileiro, conhecido mundialmente por sua criatividade. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2018 pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o IBOPE, 61% dos jovens brasileiros enxergam o empreendedorismo como propósito de vida e, acreditam que empreender, é bem mais do que uma forma de ganhar dinheiro.

Vale destacar que a pesquisa não leva em conta pessoas que empreendem por aplicativos, como Uber, Airbnb, entre outros. O relatório da GEM é uma respeitada fonte de informação e pesquisa sobre empreendedorismo mundial, fundado há 20 anos pela London Business School (Inglaterra), em parceria com o Babson College (EUA).