Notícias

22.06.2021
Desenvolvimento

Brasil e Nasa assinam acordo para levar primeira mulher à Lua

O Brasil assinou, na última terça-feira (15), um acordo de cooperação com a Agência Espacial Americana (Nasa), que prevê a participação do nosso país no programa espacial Artemis, o qual tem por objetivo voltar a fazer voos tripulados para a Lua, levando a primeira mulher e o próximo homem a pisar em solo lunar. O Brasil é o único país da América Latina, até o momento, a entrar na lista de parceiros do programa.

Segundo a Nasa, os parceiros comerciais e internacionais vão colaborar com uma exploração sustentável pela primeira vez. Além de levar a primeira mulher à Lua, a missão também levará a primeira pessoa preta. A equipe usará tecnologias inovadoras para explorar a superfície lunas.

Durante a cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro afirmou: 'O Brasil tem um potencial enorme e vai mostrar seu valor agora. Não apenas para levar a primeira mulher ao espaço, mas também para vermos o que podemos trazer do espaço para aplicar aqui”.

De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o astronauta Marcos Pontes, participar do programa espacial Artemis vai permitir uma melhor preparação de novos pesquisadores brasileiros e um maior engajamento de nossas universidades.