As Notícias do Brasil
Publicado em 05/09/2014, às 17:55
Fonte:

Brasil cai novamente em ranking de países economicamente competitivos

O Brasil caiu mais uma posição no ranking dos países mais competitivos do mundo em relação à economia. A informação é do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), por meio do Relatório Global de Competitividade, divulgado na última terça-feira (2).

O País ocupa agora a 57ª posição no ranking, que na edição deste ano avaliou 144 economias. A classificação é feita por meio de uma pesquisa de opinião com executivos. Após cair nove posições em dois anos – foram oito em 2013 - o Brasil está atrás de países como China (28ª), Rússia (53ª) e África do Sul(56ª).

O ranking é liderado pela Suíça, seguida por Cingapura, Estados Unidos, Finlândia e Alemanha. As últimas posições são ocupadas por Guiné, Chade e Iêmen. O único país da América do Sul à frente do Brasil é o Chile, no 33º lugar.

Segundo o relatório, a queda do Brasil foi causada pelo progresso insuficiente em resolver problemas relacionados a infraestrutura, a percepção de problemas institucionais e maior preocupação com problemas ligados à eficiência do governo e corrupção. Além disso, há falta de progresso na melhoria da qualidade da educação.