Notícias

16.12.2020
Desenvolvimento

Brasil anuncia lançamento de cabo submarino que liga país à Europa

O mês de dezembro foi marcado pelo anúncio do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, sobre o lançamento de um cabo submarino de fibra ótica que ligará Fortaleza (CE) a Sines, em Portugal, com previsão de expansão para pontos em São Paulo e Rio de Janeiro, além de possíveis conexões na África e em outros países europeus. A estimativa é que o projeto seja concluído em meados de 2021.

Para quem nãos sabe, esses cabos submarinos têm por objetivo aumentar de forma exponencial a velocidade e o volume de transmissão de dados (seja em formato de texto, voz ou imagem), uma exigência cada vez maior em tempos de internet e conectividade. Os cabos submarinos são responsáveis por 99% das comunicações transoceânicas feitas em todo o mundo.

Atualmente, toda informação que o nosso país envia ao Velho Continente vai primeiro para os Estados Unidos e de lá segue para os data centers da Europa. Este percurso leva o dobro do tempo do que é necessário em comparação de uma ligação direta entre as duas regiões.

Ao todo, serão lançados e ancorados 6 mil quilômetros de cabos de alta capacidade que devem conectar a capital cearense a Portugal. A obra será feita pela empresa EllaLink, proprietária e operadora dos serviços que serão oferecidos pela fibra, tão logo esteja com a infraestrutura concluída.