Notícias

17.12.2018
Sustentabilidade

Belo Horizonte é destaque em conferência internacional sobre desenvolvimento sustentável

Referência em sustentabilidade, a capital mineira de Belo Horizonte ganhou destaque no evento “Speeding Up For Change”, que reuniu investidores, especialistas e representantes de diversas cidades do mundo

Na conferência sobre desenvolvimento sustentável, realizada na cidade de Malmo, na Suécia, foram debatidos os principais desafios do desenvolvimento dos grandes centros urbanos – a produção de energia sustentável e o setor de transportes.

Maria Caldas, secretária de Políticas Urbanas de Belo Horizonte, destacou as medidas tomadas na capital mineira, como a substituição de lâmpadas incandescentes e halógenas nos sinais de trânsito por lâmpadas de LED, assim como o projeto que já está em andamento para alterar as mais de 170 mil luminárias de toda iluminação pública para sistema de LED. De acordo com a secretaria municipal, essas alterações fazem da capital mineira a cidade com maior quantidade de lâmpadas de LED instaladas na América Latina.

O município mineiro, que promove incentivos para fomentar a instalação de indústrias limpas, conta também com a Central de Aproveitamento Energético de Biogás, implantado em 2010 e responsável por evitar o lançamento de aproximadamente quatro milhões de toneladas de CO2. O conjunto das iniciativas ambientais implementadas em Belo Horizonte já rendeu uma série de premiações, entre elas o título de Capital Brasileira da Hora do Planeta - um prêmio promovido pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza) e outorgado anualmente por um júri internacional em diversos países.

Com a participação na Conferência da Suécia, a expectativa de Maria Caldas é que novas parcerias possam ser fechadas para financiar projetos ambientais estratégicos em Belo Horizonte.