Notícias

19.10.2018
Brasil

Bandeiras pelo Brasil #3

Criada pelo historiador José Boiteux, a bandeira de Santa Catarina foi estabelecida em 15 de agosto de 1895. Em sua primeira versão, possuía tiras vermelhas e brancas ordenadas horizontalmente, conforme a quantidade de distritos do Estado, além de um losango verde ao meio da bandeira com estrelas em tom amarelo.

No decorrer do Estado Novo, Getúlio Vargas cancelou os símbolos estaduais, os quais só foram reestabelecidos em 1953, graças a Irineu Bornhausen. Com isso, a bandeira de Santa Catarina passou por uma nova mudança, que permanece até os dias atuais.

Composta por três tiras horizontais, sendo duas vermelhas intercaladas por uma branca, além de um losango verde centralizado, as cores da bandeira simbolizam os tons de roupas usadas por Santa Catarina de Alexandria, madrinha do Estado. Dentro do losango, o brasão com um galho de trigo e um ramo de café, retrata a lavoura. Por fim, uma águia com asas abertas detendo em suas garras uma chave e uma âncora, que simbolizam respectivamente o Estado de Santa Catarina como uma região estratégica de primeira posição no país e a conexão que possui com a atividade portuária e a pesca.