Notícias

28.09.2018
Brasil

Bandeiras pelo Brasil #2

Apresentada em 3 de julho de 1891, a bandeira do Paraná foi um projeto do cidadão paranaense Manuel Correia de Freitas, e desenhada pelo artista Paulo de Assunção. A bandeira tem por destaque alguns elementos em escala relativa, além da ausência de cores preta e vermelha, presente em muitas outras bandeiras estaduais de nossa República.

No centro de uma faixa branca, representando a paz, a bandeira paranaense possui uma esfera com as estrelas do Cruzeiro do Sul. No lado direito da esfera, temos um ramo de araucária, também chamada popularmente de pinheiro-do-paraná, enquanto do lado esquerdo, há um ramo de erva-mate, duas fontes de riquezas naturais do estado à época da criação da bandeira. O verde ao fundo da bandeira, significa exatamente as riquezas naturais do estado.

A curiosidade fica por conta da inclinação da esfera azul na bandeira, que corresponde a posição astronômica de Curitiba, capital do estado, na noite de 29 de agosto de 1853, data da emancipação política da província do Paraná.