Notícias

13.09.2018
Brasil

Bandeiras pelo Brasil #1

As bandeiras possuem um valor representativo capaz de refletir origens, valores e histórias de um determinado povo, sociedade, região ou até mesmo família. No Brasil, cada estado possui sua própria bandeira, as quais carregam consigo a história do nosso povo. Na série “Bandeiras pelo Brasil” vamos conhecer um pouco mais de cada uma das 26 bandeiras que constituem a nossa República.

Você sabe que bandeira é essa?!

Algumas fontes literárias indicam que a bandeira do Rio Grande do Sul é originária da época da Guerra dos Farrapos, em 1835, mas sem o brasão de armas no centro. A bandeira foi adotada como símbolo oficial do Estado logo nos primeiros anos da república, sendo promulgada em 1891.

Não há um consenso sobre o que representam as cores presentes na bandeira do Rio Grande do Sul. Uma das versões, é que o verde representa a mata dos pampas, o vermelho simboliza o ideal revolucionário e a coragem do povo, e a amarela representa as riquezas nacionais do território gaúcho.

Já o brasão, presente no centro da bandeira, traz elementos diretamente ligados ao Positivismo. À época, a elite gaúcha em sua maioria, era ligada à Religião da Humanidade, como também era conhecido o Positivismo de Auguste Comte.